terça-feira, 16 de março de 2010

Coração de quem não come carne bate muito

01/08/2002 - 08h38
Coração de quem não come carne bate muito bem

da Folha de S.Paulo

Os vegetarianos estão menos expostos a fatores de risco para doenças cardiovasculares, como colesterol e pressão alta, que aqueles que comem alimentos de origem animal.

Esse é o resultado preliminar de um estudo que avaliou, pela primeira vez, o impacto do vegetarianismo na saúde cardiovascular do brasileiro e foi apresentado no 4º Congresso Internacional de Nutrição Vegetariana, ocorrido em abril, na Califórnia (EUA).

De setembro de 2000 a janeiro deste ano, 146 pessoas com idade entre 20 e 55 anos foram avaliadas pelo cardiologista e nutricionista Júlio Navarro e pelo especialista em nutrição vegetariana George Guimarães, sob a coordenação do cardiologista Bruno Caramelli, do Incor (Instituto do Coração).

Os voluntários foram divididos em três grupos: vegetarianos, semivegetarianos (consomem carne de uma a três vezes por semana) e onívoros (comem de tudo, inclusive carne diariamente).

Após comparar resultados de vários exames, os pesquisadores constataram que 41,5% dos onívoros apresentaram hipercolesterolomia (aumento da quantidade de colesterol no sangue), contra 21,5% dos vegetarianos.

Já a ocorrência de hipertensão arterial foi nula entre os vegetarianos. Mas 21,9% dos onívoros apresentaram alterações na pressão. "Esses resultados são animadores para os vegetarianos", afirma Guimarães.

Além dos benefícios cardiovasculares, dietas vegetarianas bem balanceadas podem prevenir doenças como obesidade, diabetes e alguns tipos de câncer, segundo o gastrocirurgião especializado em nutrição Dan Waitzberg, do Ganep, e Silvia Cozzolino, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário