terça-feira, 3 de novembro de 2009

técnicas para economizar gasolina

Dicas de como se portar melhor na direção e fazer a manutenção adequada de seu automóvel, consequentemente economizando um bocado.

1) Na partida, não se deve aquecer o motor com o carro parado. É melhor começar a andar devagar, ir acelerando progressivamente sem exigir grande potência do motor nos primeiros metros.
2) No trânsito, mantenha-se o máximo possível nas marchas mais altas sem no entanto forçar o motor e deixa-lo dar trancos. Ande em velocidade regular, sem grandes freadas ou acelerações repentinas (que consomem muito combustível).
3) Velocidade, o consumo aumenta muito em velocidades altas, em alguns motores entre 100 e 130 o consumo aumenta 25%.
4) Estacionando, nunca acelere antes de desligar a ignição.
5) Evite acelerar desnecessariamente. Ao ver um semáforo amarelo ou vermelho à sua frente, pare de acelerar. Além de economizar combustível, você economizará os freios.
6) Evitar Cargas e colocar bagagens sobre o teto, se for a única solução, equilibre a carga para que seja a menos volumosa possível. Não esquecer cargas inúteis dentro do veiculo (evite o aumento de peso desnecessário).
7) Na estrada, os vidros abertos interferem na aerodinâmica e aumentam o consumo.
8) Mecânica: é fundamental verificar pelo menos uma vez por ano os elementos essenciais, afinação do motor, troca de filtros (um filtro sujo diminui o rendimento do motor), etc.
Se o motor tiver velas que já não funcionam bem, desregulagem no sistema de injeção de combustível ou mau funcionamento na exaustão de gases, você estará jogando fora 15% ou mais de seu combustível.

Se os pneus estiverem abaixo de sua calibragem recomendada pelo fabricante, eles trarão mais resistência para rodar e você estará perdendo (alem dos pneus) 5% do combustível.

Se as rodas estiverem fora de alinhamento, você estará perdendo (alem dos pneus) pelo menos 2% do combustível.

Obs . arrancadas fortes e grandes freadas: fazer um esforço desnecessário para chegar a uma velocidade que não será aproveitada exigindo logo a seguir outro esforço ainda maior de freiada, é o mais puro desperdício de combustível.

É só aderir a estas técnicas e sentir a diferença no seu bolso.

Fonte: http://tutoriais.ctdo.com.br/tutoriais/outros-tutoriais/dicas-de-como-economizar-combustivel.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário